Os tempos são outros…

Grandes programas e audiência que superavam a Globo. Uma época de ouro, que nunca vai passar em branco, pois ficou pra história da televisão. Hoje, li uma matéria sobre o Gugu em um desses blogs sobre TV, não lembro qual. Chegou há picos de 47 pontos, hoje com muito esforço chega a 15. Como eu comecei essa redação, OS TEMPOS SÃO OUTROS.

Por que uma emissora que teve tudo pra ser a maior do Brasil não chegou lá?

O que eu vou falar, muitos tem medo de dizer, no palco o Silvio Santos é um gênio, o maior de todos quando se fal em comunicação, entende o que o público quer como ninguém… Mas peca na administração… Mas o cara tem um império ? É verdade, mas não é nesse sentido, e sim em não querer investir em seu próprio negócio. Silvio Santos sempre foi acomodado com o que tem. Faltou ambição. Roberto Justus, é o exemplo disso, o programa dele não saiu do papel porque é muito caro. Raul Gil, Ratinho entre outros tem um “contrato” de meio a meio, dividem as dispesas e os lucros … Por que o jornalismo do SBT nunca deu certo? Porque precisa de investimento, mas não é enfrente as câmeras, e por tras delas. Não adianta você ter Carlos Nascimento, Roberto Cabrini, ou Ana Paula Padrão, Hermano Henning, Cesar Filho, entre outros que estão ou passaram por lá se não há um diretor forte, uma equipe bem criada com qualidade e quantidade. As notícias que fogem do eixo Rio-São Paulo ficam dependentes das emissoras locais. Aí entra outro problema, e você pode confirmas isso aí no seu estado. As emissoras do SBT locais, com excessão de uma ou outra são muito fracas no jornalismo, isso se vê em reportagens que são mandadas para os jornais de rede da emissora, com qualidade bem inferior. Efeito da falta de compromisso do SBT com o jornalismo, e com as afiliadas.

A Record adota um modelo parecido, as emissoras locais mandam as matérias, mas a Record fez um caminho muito interessante, para isso reforçou todas as emissoras locais com equipamentos e jornalistas. Esse investimento deu tão certo que quase todos os jornais locais de meio dia brigam pela liderança nos mais diversos estados da federação.

Outro aspecto que fez o SBT perder público, foi em de não valorizar seus programas. Mudanças de horários e programas gravados. Quem não lembra do “Passa ou Repassa”, “Viva a Noite”, “Show do Milhão”, entre outros programas que fizeram muito sucesso. Programas de auditório sempre funcionou no SBT. É só saber trabalhar. Mas a ordem de conter custos, tirou do ar programas chaves, como o “Programa do Ratinho”, o próprio “Passa ou Repassa” que entregava com boa audiência pra faixa nobre, “Viva a Noite” foi sacado assim como o “Sabadão”. “Show do Milhão” foi rifado no auge, “Curtindo Uma Viagem” também foi sacado por causa dos custos, entrando no lugar séries.

E não para por aí, a emissora que sempre se destacou com grandes filmes, continua com uma ótima coleção, mas não se vê aquela seleção como antigamente, perdeu apresentadores por não querer gastar um pouco e manter seu casting, desenhos como o Pica Pau, perdeu a parceria com a Disney…

Vai longe. Esse é o motivo pro SBT está do jeito que está. E podem falar o que quiser, mas o SBT tem um público muito forte. Porque ele se mantém ali mesmo depois de o seu dono está economizando.

Não vou longe, se o SBT tivesse feito uma proposta pelo Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014, talvez o desenrolar iria ser outro. Só a RedeTV! fez a proposta, e aí até eu dono de Clube de futebol tentaria outra forma prque uma emissora que dá 1 ponto de média no dia não tem muito a oferecer mesmo, mas se fosse o SBT a conversa já mudava bastante, já que o público do SBT interessa para as empresas que patrocinam os clubes, por ser um telespectador consumista.

Dinheiro gera dinheiro, ou seja, com investimento se consegue algo. E é o que eu sempre falei, administrando Edir Macedo foi muito mais inteligente que Silvio Santos. Mesmo a Record tendo a igreja, o capital que o SBT tem não é pouco.

http://www.webradiofutebol.com

comentários
  1. renan disse:

    falou tudo…

Deixe um comentário